Páginas

SEJAM BEM VINDOS

olá! sejas Bem vindo ao s.o.s da mulher,espero que goste dos tópicos e que seja de bastante aproveito para vc.
se gostar ou estiver com alguma dúvida comenta ou fala no mural ao lado irei te ajudar e agradecer.
Beijão, fique avontade.

sexta-feira, outubro 28, 2011


Saiba tudo o que ocorre em uma consulta com um ginecologista

2

Visitar o ginecologista é fundamental para tirar dúvidas sobre sexo e conhecer mais sobre a prevenção de doenças

Ginecologista
A consulta com o ginecologista não é nenhum bicho de sete cabeças
Reportagem: Rose Mercatelli

O ginecologista é o primeiro médico a cuidar da saúde da menina depois do pediatra. Por isso, é treinado para saber não apenas a respeito das doenças que podem ocorrer no aparelho genital feminino, mas para compreender os receios e resolver as dúvidas sobre sexualidade, independente da idade da paciente. Veja as perguntas das leitoras da Atrevida sobre a primeira visita ao ginecologista. Quem responde é a ginecologista e obstetra Denise Coimbra:

Com que idade devo ir ao ginecologista?
Mesmo que esteja tudo bem, o ideal é ir logo após a primeira menstruação. Na primeira visita, tire dúvidas sobre o ciclo menstrual, os absorventes (inclusive o interno), etc. Mas se você já apresenta corrimento, cólicas fortes, ou sintomas de TPM (tensão pré-menstrual), se pensa em transar ou já teve relações sexuais, a visita é obrigatória!

Preciso fazer o exame ginecológico logo na primeira consulta?
Não. Em geral, no primeiro encontro, o especialista aproveita para conhecer melhor a garota e tirar as dúvidas. É fundamental que você se sinta à vontade para falar e confie no médico. Caso perceba que não rolou com ele, procure outro profissional.

O que o ginecologista pergunta?
Em geral, ele quer saber sobre o seu dia-a-dia, problemas de saúde que teve na infância, se há alguma doença na família, como é sua menstruação, se tem namorado ou não e se já iniciou sua vida sexual. O que pode mudar é o jeito de ele perguntar, principalmente se notar que você é envergonhada ou que está com receio de tocar em certos assuntos na frente de sua mãe. Se já transou e não quiser revelar a ela, dê um jeito de falar. É importante que ele saiba a verdade.


Que exame é feito no consultório do ginecologista?
O médico começa por um exame clínico geral e analisa as mamas. Se a garota já tiver iniciado a vida sexual e permitir, o médico realiza o exame ginecológico completo, começando pela parte externa do aparelho genital (a vulva) e fazendo um exame interno. Com luvas descartáveis, o médico coloca um dedo na vagina e a outra mão sobre a barriga da menina para identificar se o útero e os ovários estão bem, avaliar o tamanho e a forma dos órgãos e investigar se a paciente sente dor em algum lugar. Depois, usa um aparelho, o espéculo, para examinar detalhadamente a vagina e o colo do útero. Nessa hora, pode ser colhido material para o exame de prevenção do câncer (Papanicolaou).

A garota virgem pode fazer esse tipo de exame?
Se não houver nenhuma queixa, o exame é dispensado.

O ginecologista pode contar para a família se a garota é virgem ou não?
Só se ela quiser. O código de ética diz que o médico está proibido de revelar qualquer segredo profissional, aos pais ou responsáveis legais, mesmo que a paciente seja menor de 18 anos.

A mãe precisa entrar junto na sala de exame?
Não é obrigatório. Em geral, as salas de exame e de consulta são separadas. Então, o próprio médico pode pedir que a menina entre sozinha. Assim, a paciente pode revelar alguma coisa em particular, só para o médico. Mas não estranhe se ele pedir que sua mãe entre junto e espere ao lado, se você for menor de 18 anos. O código de ética orienta para que, nesses casos, o profissional não faça o exame sozinho.

Com mãe ou sem?
Você gostaria de entrar sozinha no consultório mas não sabe como dizer isso a sua mãe? O único jeito é se abrir com ela, falar sobre o seu crescimento e sua necessidade de ter a privacidade respeitada. Mas não precisa brigar. Papo aberto não é sinônimo de acusações e discussões. É possível falar sobre tudo o que sente na maior paz.

Espero ter ajudado vc's,Afinal qual a menina que não tem medo da sua primeira visita ao genecologista? ;)

2 comentários:

dreams.charms disse...

adoreeeeei o blog!!!!! com certeza vou seguir sempre

Wennya disse...

oi minha linda muito obrigada viw
volte sempre...
bjoss *-*

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...